Por: Rafaela Paes
Você está tranquilo no conforto do seu lar, tocam a sua campainha. Você vai atender, é uma pessoa pedindo um prato de comida, ou um mantimento, ou então um pouco de água, às vezes até o dinheiro que você puder dar. Então, você vai, pega o que a pessoa precisa, entrega e volta para se conforto. Quem aqui nunca sentiu o coração parecer ficar quentinho depois de uma atitude assim? Eu já, muitas vezes.
Esse é só um dos muitos exemplos de caridade que eu poderia citar.
Sabe qual o pagamento pela caridade? Esse coração quentinho. A alma sorrindo por ter feito o bem, os olhos brilhando por ter conseguido ajudar uma pessoa. Me digam: Tem dinheiro que pague isso?
Pois é! Ser caridoso em suas mais diferentes nuances é ser despretensioso. Esperar retribuição de qualquer natureza meio que anula o ato que tinha tudo para ser revestido da mais pura beleza. Anula para quem o fez, não para quem recebeu, que fique claro.
Questão 893, O Livro dos Espíritos: Qual a mais meritória de todas as virtudes?
Resposta: Todas as virtudes têm seu mérito, porque todas são sinais de progresso no caminho do bem. Há virtude toda vez que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências. Mas o sublime na virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem oculta intenção. A mais meritória é aquela que está fundada sobre a mais desinteressada caridade.
A caridade mora tanto nas pequenas atitudes, quanto nas grandes. Não se iluda achando que por ter e poder fazer pouco, de nada adianta a sua caridade.
Imagina o valor que tem o seu sorriso para uma pessoa que, num dia qualquer, só enxerga motivos para chorar?
Imagina o valor que tem o seu ouvido para uma pessoa que precisa muito desabafar?
Imagina o valor que tem as suas palavras para uma pessoa que se acha perdida e sem saber qual rumo seguir?
Imagina o valor que tem os seus sinceros elogios para uma pessoa que está com a autoestima baixa?
Imagina o valor que tem seu tempo e companhia para uma pessoa que passa dias sozinha?
Caridade não é sinônimo de dar algo material. Caridade é sinônimo de se doar. Caridade significa fazer de coração puro e aberto, o quer que a outra pessoa precise.
Vivemos num mundo onde muitas vezes a caridade se reveste de necessidades materiais, mas a roupa, o alimento e o dinheiro não são entregues sozinhos. O seu amor vai junto, impregnado como um bálsamo para quem o recebe.
Não julgue! Não use pretextos! “Ah, não vou dar dinheiro a essa pessoa, pois, ele vai comprar bebida”. Um dia ouvi de uma sábia vó que tive: “Eu dou sempre, o que ele fizer com o dinheiro é consciência dele”.
Distribua sorrisos, atenção, palavras, ouvidos, tempo, companhia. Um dia, o necessitado pode ser você. E lembre-se, sempre: “[...] é o egoísmo: dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos está o egoísmo. Inutilmente os combatereis e não conseguireis extirpá-los enquanto não houverdes atacado o mal em sua raiz, não houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços, portanto, tendam para esse objetivo, porque aí está a verdadeira chaga da sociedade. Todo aquele que quer se aproximar, desde esta vida, da perfeição moral, deve extirpar de seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza as outras qualidades” (Resposta à questão 913 de “O Livro dos Espíritos”).
Boa doação a todos nós!
É a primeira vez que leio sobre esse tema com verdadeiro interesse e quantas descobertas importantes fiz ao ler o conteúdo. A que mais me tocou foi a parte que fala sobre doar dinheiro: eu não costumava doar, principalmente quando sabia que a pessoa iria usar para beber ou com coisas impróprias. Agora tenho entendimento que vai da consciência de quem recebe e não da minha. Também acreditava que fazer caridade era somente ajuda material e isso por vezes me deixava confusa, pois eu não conseguia me identificar com alguém que ajuda o próximo com o que pode. Sempre pensava que eu poderia fazer mais, mas não sabia o que era. Agradeço a todos pelo esclarecimento. Assinei em dezembro a…